Mafalda Serrano
Membro Honorário da Casa de Tarot
Mafalda Serrano vive e trabalha em Lisboa.
É uma autora, designer, apresentadora e realizadora de programas de rádio portuguesa. Os seus estudos no campo da música, história da arte, ciências da comunicação e design de moda constituem as bases do seu percurso profissional.
Nos anos 90 completou o Curso de Design de Moda no Instituto de Artes e Design (IADE) em Lisboa, tendo começado a apresentar e a realizar programas de rádio sobre música clássica e contemporânea, história da arte, estética e arte contemporânea na Antena 2.
Desde então, os seus programas centram-se na divulgação de projectos ligados às Artes Plásticas, Educação pela Arte e Arte Terapia, M úsica Tradicional e Música Antiga.
O seu trabalho em Comunicação Social aborda a produção contemporânea em relação com o universo das heranças locais, mito e simbolismo presentes na representação visual e cultural da Península Ibérica e do Mediterrâneo.
Em 2000 concebe e apresenta outros projectos no campo da comunicação e da produção de exposições de artes plásticas sobre multiculturalismo e produção artística pós-colonial em África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique), Ásia (Goa, Macau, Timor Lorosae) e Brasil.
No ano de 2008 apresenta e co-produz o ciclo O Fascínio de Ulisses, assinalando a abertura do programa oficial de 2008 – Ano Europeu do Diálogo Intercultural em colaboração com o arquitecto e galerista Luís Serpa. Envolvendo um conjunto de artistas, autores, escritores, pensadores e programadores nacionais e estrangeiros, este programa semanal de rádio envolveu a realização de exposições e conferências apoiadas pela Rádio e Televisão de Portugal (RDP-RTP), o Institut Franco-Portugais de Lisboa e o Ministério da Cultura.
Os seus trabalhos de design e a concepção de livros de colagens baseiam-se no estudo da simbologia, na pesquisa de arquivos e manuscritos iluminados, utilizando técnicas de assemblage e impressão tradicional.
Mafalda Serrano começou a interessar-se pela leitura simbólica da imagem e a estudar as práticas oraculares tradicionais em inícios da década de 80. A sua abordagem das cartas divinatórias do Tarot – ou Livro da Vida – inspira-se na história de arte, na poesia e legado simbólico do período Medieval e Renascentista. Na sequência dos seus estudos no campo das artes, mitologia comparada, iconografia antiga e simbolismo divinatório, publicou o livro e o baralho de Tarot A Luz da Deusa – um conjunto dedicado à arte e ao Tarot como instrumentos de auto-conhecimento, meditação e leitura simbólica da arte e mitos do Renascimento e do Mundo Clássico.
Mafalda Serrano é Mestre Reiki (tradicional Mikao Usui) e praticante de Yoga.
Realiza sessões individuais de leitura simbólica do Tarot, organiza cursos e workshops regularmente. É co-fundadora da Associação Portuguesa de Cartas de Jogar (em constituição), membro da associação internacional Le Tarot – Associazione Culturale (Italia) e da Association for Tarot Studies – ATS (Australia).
Informação retirada do site de Mafalda Serrano